Servicos Mercados Produtos Newsletter Empresa Contato Noticias Home  
 
 

Projeto com o Soprador Hoffman de alta velocidade

Empresa 'Mauri ANZ

A planta Mauri ANZ em Camellia, Austrália produz uma completa variedade de leveduras para produtos de panificação, produção de álcool e aplicações especiais.

Uma vez que o melaço e outros ingredientes são misturados às culturas de levedura, se inicia uma série de estágios de fermentação. Os sopradores Hoffman & Lamson fornecem aeração durante as etapas finais de fermentação, quando cresce a maior parte da produção de levedura.

No ano passado, a empresa identificou que poderia economizar significativamente com a substituição de seus dois sopradores de alta velocidade Siemens KA10 & KA5, ambos com inversor de freqüência controlada (VFD) e acionamento direto. Após um processo exaustivo de seleção, eles decidiram instalar dois sopradores Revolution Hoffman RO7 equipados com um sistema de controle Rockwell Automation. A descarga do soprador é controlada através de um Sistema de Controle Digital (DCS), que monitora todos os pontos críticos durante a fermentação e ajusta a saída de ar para otimizar seu desempenho.

Vários fatores foram fundamentais para o sucesso do projeto. Podemos citar alguns diferenciais como a dimensão dos sopradores Hoffman que é menor que a dos concorrentes e o fato do soprador apresentar 5 anos de garantia.

Mauri ANZ tinha um prazo de seis dias para remover, comprar e instalar os novos sopradores. Durante esse período, a produção ficaria parada, por isso era essencial que este processo fosse concluído a tempo - e esse prazo foi cumprido. Depois da instalação, os sopradores foram testados em condições críticas de fluxos e níveis e executaram com perfeição todos os testes.

A produção reiniciou dentro do prazo e ao longo de alguns dias o sistema de controle foi ajustado. O retorno do investimento foi previsto considerando uma economia de eletricidade de 36% e uma redução de 6% na demanda KVA´s. Após quatro meses, com economia superior a esperada, eles economizaram em média mais de 40% de eletricidade, e reduziram a demanda de KVA´s em 12%.

 
 

 

Gardner Denver Nash Brasil Indústria e Comércio de Bombas Ltda.
Av. Mercedes Benz, 700 - Distrito Industrial - Campinas - 13054-750 - SP - Brasil
Tel.: +55 (19) 3765-8000 - Fax.: +55 (19) 3765-8001