Servicos Mercados Produtos Newsletter Empresa Contato Noticias Home  
 
 

Gaxetas

Por Rick Kushinski, Service Manager
Provavelmente uma das tarefas mais negligenciadas de manutenção preventiva é a troca anual das gaxetas.

Gaxetas antigas podem causar problemas

Com o passar do tempo, a gaxeta envelhece e se torna dura e quebradiça. Neste estado, ela perde a sua capacidade de proporcionar uma vedação adequada ao eixo e à caixa de gaxeta.

Em altos níveis de vácuo, a gaxeta danificada pode aumentar vazamentos de ar enquanto que em baixos níveis de vácuo, ela pode causar vazamento excessivo da água de selagem. Neste último caso, se o vazamento for grave o suficiente para permitir que a água entre na caixa do rolamento, é provável que ocorra falha prematura do mesmo. Quando isso acontece, é comum achar que a gaxeta foi apertada demasiadamente - a ponto de gerar muito atrito com o eixo. O aperto excessivo pode causar desde a metalização do eixo até o seu superaquecimento e possível quebra - tornando a situação muito pior. Nesse último caso, a bomba tem que ser removida para reparo.

Recomendamos trocar as gaxetas anualmente pois a tarefa será muito mais fácil, já que a mesma ainda estará maleável. Também é muito importante que todas as gaxetas sejam trocadas. Quando as bombas chegam para manutenção, muitas vezes percebemos que as primeiras duas ou três foram trocadas mas as outras permaneceram intactas. Isto pode causar os mesmos problemas citados anteriormente.

Outra dica

Enquanto a troca da gaxeta é realizada, certifique-se de que a bandeja de limpeza entre a caixa da gaxeta e do rolamento não esteja cheia de detritos e de que o dreno esteja livre. Um dreno entupido vai permitir que a água acumule na bandeja de limpeza e possivelmente entre na caixa do rolamento, contribuindo para uma falha prematura do mesmo. 

Veja outras dicas da Nash em relação às gaxetas:

Dicas de manutenção 1
Dicas de manutenção 2

 
 

 

Gardner Denver Nash Brasil Indústria e Comércio de Bombas Ltda.
Av. Mercedes Benz, 700 - Distrito Industrial - Campinas - 13054-750 - SP - Brasil
Tel.: +55 (19) 3765-8000 - Fax.: +55 (19) 3765-8001