Servicos Mercados Produtos Newsletter Empresa Contato Noticias Home  
 
 

Obstrução na linha de selagem de água

By Steve Teer

Se você achar que suas bombas não estão operando de forma adequada, um item importante para ser verificado é a tubulaçao da água de selagem.

Para que a bomba tenha um ótimo desempenho, é fundamental que a quantidade correta de líquido de selo passe por ela. Obstruções na tubulação da água de selagem podem diminuir o desempenho da bomba e aumentar sua temperatura de operação, o que pode causar problemas nas bombas e compressores.

Quando um cliente chama um técnico de serviços Nash para testar um equipamento, sempre é recomendado que a água de selo da tubulação seja inspecionada e limpa antes do técnico chegar na planta. Em sistemas parcialmente ou totalmente recirculados que não são inspecionados antecipadamente, normalmente encontramos cerca de 50% deles com a entrada de água de selagem do cone parcialmente entupida e em alguns casos a entrada está totalmente obstruída por inscrustações do sistema.

É comum encontrar bombas que requerem mais de 350 litros de água de selo em uma tubulação de 1 1/2 de polegada mas ficam sem nenhuma água na tubulação água de selagem e com os bicos de pulverização entupidos.

O ponto é que a tubulação de água de selagem deve ser inspecionada em toda sua extensão até a bomba, porque restrições na água de selo como por exemplo a união orifício, filtros ou a baixa pressão da linha, podem permitir que o acúmulo de materiais se instale ao longo da tubulação até o cone.

Dicas para facilitar a manutenção:

Na tubulação de entrada de água de selagem existe uma placa com orifício calibrado e um cotovelo de 90°. Remova o cotovelo e instale um T e uma válvula de 1/4 do mesmo tamanho da tubulação. Assim você pode inspecionar a tubulação do lado fixo. No lado acionado, se você tiver um conjunto de polias instalado, você pode usar um videoscópio para inspecionar a tubulação ou passar algum material na mesma para se certificar que ela esteja limpa e desobstruída. Enquanto a bomba estiver ligada, você pode abrir a válvula ligeiramente e ver o fluxo ou sentir o vácuo.
 
 

 

Gardner Denver Nash Brasil Indústria e Comércio de Bombas Ltda.
Av. Mercedes Benz, 700 - Distrito Industrial - Campinas - 13054-750 - SP - Brasil
Tel.: +55 (19) 3765-8000 - Fax.: +55 (19) 3765-8001